A Associação Brasileira de Cafés Especiais procurou uma forma de padronizar a utilização de seu logotipo pelos seus parceiros e associados. Houve uma percepção em anúncios para revistas, embalagens de produtos e sacarias de café de seus associados, e em materiais para marketing direto (papelaria, brindes, etc.) estavam ocorrendo distorções mesmo que discretas da marca da BSCA, ou ainda uso indevido em sacarias, que deveria estar restrito exclusivamente aos lotes de café certificados pela entidade.

Elaboramos então um manual da marca com base nas informações recebidas, redigimos os textos e preparamos exemplos de utilização correta e incorreta. Também estabelecemos mediante experimentação medidas mínimas para aplicação do logo, margem de proteção, proporções, tipografia, e estabelecemos um padrão de cores mais apropriado aos sistemas gráficos e padrões visuais atuais. O manual foi concebido inicialmente para distribuição online em arquivo PDF, e também fizemos um trabalho de geração de arquivos vetoriais e bitmaps da logomarca dentro dos padrões estabelecidos neste documento em um único arquivo compactado para ser encaminhado aos parceiros e associados da BSCA, bem como disponibilização para download no site se pertinente.

A BSCA talvez seja um dos primeiros senão o primeiro cliente da Sedisoft, e desenvolvemos essa parceria desde 2003. Mantivemos o site da entidade até o ano de 2011 e continuamos a desenvolver artes para painéis destinados aos stands em feiras nacionais e internacionais onde a BSCA representa os cafés especiais produzidos em nosso país, design de cartaz e regulamento do Brazil Cup of Excellence, dentre diversas outras artes.

Sobre a BSCA

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês) foi fundada em 1991, por meio de iniciativa de 12 produtores que possuíam visão além de seu tempo, já vislumbrando as oportunidades comercias que investir em qualidade traria.

É uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega pessoas físicas e jurídicas no mercado interno e externo de cafés especiais, buscando difundir e estimular o aprimoramento técnico na produção, comercialização e industrialização desses produtos, além de promover, principalmente nas áreas cafeeiras, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento ambiental sustentável, através de programas, projetos e parcerias com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras.

A BSCA tem por finalidade, através de pesquisas, difusão de técnicas de controle de qualidade e promoção de produtos, elevar os padrões de excelência dos cafés brasileiros oferecidos ao mercado interno e externo. Não obstante, é a única instituição brasileira a certificar lotes e monitorar selos de controle de qualidade de cafés especiais, com rastreabilidade total através de numeração individual, que pode ser consultada pelo consumidor através do site www.bsca.com.br.